11 Processos Organizacionais

Para Davenport (1994, p. 55), processo é uma ordenação especifica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, entradas e saídas, claramente identificadas, assim tornando-se uma estrutura para ação.

“Os processos correspondem a um conjunto de recursos e atividades inter-relacionados que recebe insumos, transforma-os, de acordo com uma lógica preestabelecida e com agregação de valor, em produtos-serviços, para responderem às necessidades dos clientes”

Gomes, 2006

Componentes de um processo:

  1. Entradas – insumos
  2. Saídas – produtos
  3. Procedimentos de operação
  4. Critérios de controle (mensuração de resultados)
  5. Recursos humanos
  6. Infraestrutura
  7. Tecnologia

Processos vs. Projetos:

ProcessosProjetos
Atividades contínuas, estruturadas e rotineiras. O processamento de um caso/evento tem começo e fim, mas o processo mantém-se“indefinidamente”.Atividades não contínuas e não rotineiras. Ao terminar o processamento, o projeto está encerrado.
Ex.: emissão de carteira
de identidade.
Ex.: Instalação de um equipamento.

Processos principais e de apoio:

PrincipaisApoio
São relacionados com a geração dos produtos, bens ou serviços.Dão suporte aos demais processos, contribuindo para o sucesso da organização, no objetivo de agregar valor para as partes interessadas.
Comercialização de produtos (marketing, vendas e relacionamento com clientes)
Inovação e projeto dos produtos.
Produção dos produtos.
Expedição e entrega de produtos.
Pós-venda: assistência técnica.
Gestão financeira e tributária.
Recrutamento, seleção, contratação, capacitação e administração de pessoal.
Manutenção de equipamentos e instalações.
Aquisição de insumos (matérias-primas), peças para manutenção e serviços de terceiros.
Tratamento das informações.
Serviços gerais, relacionados à segurança patrimonial, limpeza.

A mudança organizacional é qualquer alteração significativa dentro da
organização, englobando os componentes comportamental, estrutural, tecnológico (equipamentos), estratégico e tecnológico (conhecimento),

Gestão de processos

  • Foco na criação de valor pelo processo, as atividade sequenciais são priorizadas.
  • Controle de qualidade de insumos e produtos:
    mensuração de resultados em função das metas, com foco no atendimento da demanda do cliente do processo.
  • Otimização do processo: fazer mais com menos recursos.
  • Eliminação de tarefas desnecessárias.
  • Decisões sobre recursos humanos, organização do trabalho e tecnologia da informação.

Administração de processos

  • Repensar e redesenhar as práticas de trabalho da organização.
    • Incorporação de novos valores, novas
      tecnologias e novos princípios.
  • Melhoria significativa de processos críticos.
  • Ampliação da eficiência e da eficácia dos processos.

Indicadores de problemas no processo

  • Formação de filas nas organizações.
  • Morosidade no atendimento.
  • Artifício para manter o processo.

Etapas de preparação do estudo de processos

  1. Projeção da Missão da Equipe
  2. Revisão do Fluxo Operacional do Processo
    • Inglês – “as is” ; Alemão – “ist”.
  3. Sumário do Processo
  4. Análise de Atividades
  5. Definição das Medidas
    • Inglês – “to be” ; Alemão – “soll”.
  6. Preparo do Manual do Processo

Estudos de processos: Fluxograma.

“Representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo.” Oliveira, 2002.

Prof: Paulo Sidney ifrn.edu.br

Finalidade de um fluxograma.

  1. Gráfico de
    • procedimentos
    • processos
  2. Fluxo de
    • pessoas
    • documentos
  3. Procura apresentar o processo passo a passo, ação por ação

Simbologia.

Simbologia

Básica

Fluxograma simples

Fluxograma

Fluxograma funcional

O Fluxograma funcional divide os processos entre as áreas e departamentos. Sua funcionalidade é essencial para o processo que engloba diferentes atividades mas que representam um único fluxo de entrada e saída.
É possível identificar os gargalos.

Fluxograma de blocos

O fluxograma de blocos fornece uma visão geral clara da produção ( veja o exemplo do benzeno), sem obstruções pelos muitos detalhes relacionados ao processo. Cada bloco no diagrama representa uma função do processo e pode, na realidade, consistir em vários equipamentos

Tolueno e o hidrogênio são convertidos em um reator para produzir benzeno e metano. A reação não é completa e um excesso de tolueno é necessário. O produto benzeno e o tolueno que não reagiu são então separados por destilação. O tolueno é então reciclado de volta para o reator e o benzeno removido na corrente de produto.

USP- LOQ4022 Fluxogramas de processo

DAVENPORT, T. Reengenharia de processos. S. Paulo, Campus, 1994.
GOMES, C. Organização e gestão por processos. S. Paulo, Fundap, 2006.
LAURINDO, F. E ROTONDARO, R. Gestão Integrada de processos e da TI. S.
Paulo, Atlas, 2006.