Para Davenport (1994, p. 55), processo é uma ordenação especifica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, entradas e saídas, claramente identificadas, assim tornando-se uma estrutura para ação.

“Os processos correspondem a um conjunto de recursos e atividades inter-relacionados que recebe insumos, transforma-os, de acordo com uma lógica preestabelecida e com agregação de valor, em produtos-serviços, para responderem às necessidades dos clientes”
Gomes, 2006
Componentes de um processo:
- Entradas – insumos
- Saídas – produtos
- Procedimentos de operação
- Critérios de controle (mensuração de resultados)
- Recursos humanos
- Infraestrutura
- Tecnologia
Processos vs. Projetos:
Processos | Projetos |
Atividades contínuas, estruturadas e rotineiras. O processamento de um caso/evento tem começo e fim, mas o processo mantém-se“indefinidamente”. | Atividades não contínuas e não rotineiras. Ao terminar o processamento, o projeto está encerrado. |
Ex.: emissão de carteira de identidade. | Ex.: Instalação de um equipamento. |
Processos principais e de apoio:
Principais | Apoio |
São relacionados com a geração dos produtos, bens ou serviços. | Dão suporte aos demais processos, contribuindo para o sucesso da organização, no objetivo de agregar valor para as partes interessadas. |
Comercialização de produtos (marketing, vendas e relacionamento com clientes) Inovação e projeto dos produtos. Produção dos produtos. Expedição e entrega de produtos. Pós-venda: assistência técnica. | Gestão financeira e tributária. Recrutamento, seleção, contratação, capacitação e administração de pessoal. Manutenção de equipamentos e instalações. Aquisição de insumos (matérias-primas), peças para manutenção e serviços de terceiros. Tratamento das informações. Serviços gerais, relacionados à segurança patrimonial, limpeza. |
A mudança organizacional é qualquer alteração significativa dentro da
organização, englobando os componentes comportamental, estrutural, tecnológico (equipamentos), estratégico e tecnológico (conhecimento),
Gestão de processos
- Foco na criação de valor pelo processo, as atividade sequenciais são priorizadas.
- Controle de qualidade de insumos e produtos:
mensuração de resultados em função das metas, com foco no atendimento da demanda do cliente do processo. - Otimização do processo: fazer mais com menos recursos.
- Eliminação de tarefas desnecessárias.
- Decisões sobre recursos humanos, organização do trabalho e tecnologia da informação.
Administração de processos
- Repensar e redesenhar as práticas de trabalho da organização.
- Incorporação de novos valores, novas
tecnologias e novos princípios.
- Incorporação de novos valores, novas
- Melhoria significativa de processos críticos.
- Ampliação da eficiência e da eficácia dos processos.
Indicadores de problemas no processo

- Formação de filas nas organizações.
- Morosidade no atendimento.
- Artifício para manter o processo.
Etapas de preparação do estudo de processos
- Projeção da Missão da Equipe
- Revisão do Fluxo Operacional do Processo
- Inglês – “as is” ; Alemão – “ist”.
- Sumário do Processo
- Análise de Atividades
- Definição das Medidas
- Inglês – “to be” ; Alemão – “soll”.
- Preparo do Manual do Processo
Estudos de processos: Fluxograma.
“Representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo.” Oliveira, 2002.
Prof: Paulo Sidney ifrn.edu.br
Finalidade de um fluxograma.
- Gráfico de
- procedimentos
- processos
- Fluxo de
- pessoas
- documentos
- Procura apresentar o processo passo a passo, ação por ação
Simbologia.
Simbologia
Básica
Fluxograma simples
Fluxograma funcional
O Fluxograma funcional divide os processos entre as áreas e departamentos. Sua funcionalidade é essencial para o processo que engloba diferentes atividades mas que representam um único fluxo de entrada e saída.
É possível identificar os gargalos.
Fluxograma de blocos
O fluxograma de blocos fornece uma visão geral clara da produção ( veja o exemplo do benzeno), sem obstruções pelos muitos detalhes relacionados ao processo. Cada bloco no diagrama representa uma função do processo e pode, na realidade, consistir em vários equipamentos
Tolueno e o hidrogênio são convertidos em um reator para produzir benzeno e metano. A reação não é completa e um excesso de tolueno é necessário. O produto benzeno e o tolueno que não reagiu são então separados por destilação. O tolueno é então reciclado de volta para o reator e o benzeno removido na corrente de produto.
USP- LOQ4022 Fluxogramas de processo
DAVENPORT, T. Reengenharia de processos. S. Paulo, Campus, 1994.
GOMES, C. Organização e gestão por processos. S. Paulo, Fundap, 2006.
LAURINDO, F. E ROTONDARO, R. Gestão Integrada de processos e da TI. S.
Paulo, Atlas, 2006.