“Um mínimo de 85% do Custo da Qualidade é de responsabilidade direta da administração. Apenas 15% dos problemas de qualidade podem ser controlados pelos operadores.”
W. E. Deming
Diagrama de causa e efeito – ou “Ishikawa” ou “Espinha de Peixe” ou “Análise 6M”.
As pessoas devem pensar sobre as causas e as razões possíveis que fazem com que um problema ocorra.
- Mão de obra – treinamento ou falta dele, alta rotatividade ou ausência frequente, definição de tarefas;
- Medidas – realização das medições e tomadas de informação;
- Máquina – e a sua manutenção;
- Material – insumos utilizados; as causas provavelmente foram geradas anteriormente ao processo em análise;
- Meio ambiente – local de trabalho do processo, tais como temperatura, ruído, vibração, contaminação …;
- Método – de trabalho, procedimentos executados ou até mesmo a ausência deles;
Brainstorming.
Técnica grupal na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos.

- Defina o problema
- Estabeleça o tempo de duração e o lugar
- Convide os participantes
- Eleja um facilitador
- Respeite as individualidades
- Colete ideias e
- Análise qual é a mais viável.
Regras de ouro do brainstorming.
- Não critique as ideias
- Gere grande quantidade de ideias
- Construa uma perspectiva diferente da do
outro e - Incentive ideias exageradas
Brainwriting
Pessoas registram por escrito possíveis formas de como resolver um problema,

No Brainwriting, antes de começar uma discussão verbal, todos os participantes escrevem suas ideias, de forma anônima, em pequenos pedaços de papel.
Apenas quando todos registram seus insights é que a reunião, de fato, começa.
Matriz GUT.
A Matriz GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas. A matriz serve para classificar cada problema que você julga pertinente para a sua empresa pela ótica da gravidade (do problema), da urgência (de resolução dele) e pela tendência (dele piorar com rapidez ou de forma lenta).
Nomenclatura da Matriz GUT
Exemplo da Matriz GUT
Controle Estatístico de Processo (CEP)
É uma ferramenta que tem por finalidade desenvolver e aplicar métodos estatísticos como parte da estratégia para prevenção de defeitos, melhoria da qualidade de produtos e serviços e redução de custos.
O CEP ajuda a manter as melhorias conquistadas, e estabelece um novo patamar para as melhores práticas.
O principal objetivo é reduzir ou eliminar as possíveis causas das variações.
Através da ferramenta podem-se determinar o Limite Inferior de Controle (LIC) e o Limite Superior de Controle (LSC) .
Exemplo: LIC = média – 3 x (desvio padrão); LSC = média + 3 x (desvio padrão).
Princípio de Pareto
Uma técnica que permite selecionar prioridades quando se enfrenta um grande número de problemas.
O princípio estabelece que, dentro de uma coleção de itens, os mais importantes, segundo algum critério de importância, normalmente representam uma pequena proporção do total.
- 20% dos clientes/produtos produzem -> 80% do faturamento
- 20% do noticiário contêm -> 80% das notícias
- 20% do tempo em reuniões produzem -> 80% das decisões
- 20% dos relacionamentos proporcionam -> 80% de felicidade
- 20% das ferramentas resolvem -> 80% das panes.
Teoria Geral Da Administração – Antonio Cesar Amaru Maximiano